Erick Jacquin, Chef de cozinha

Erick JacquinÉrick Jacquin, nascido em 9 de dezembro de 1964, é um chef francês naturalizado brasileiro, que trabalha na América Latina. Ele se tornou mais conhecido depois de se juntar ao programa de talentos MasterChef, exibido no Brasil pela Band e Discovery Home & Health. O chef também apresenta o programa  » Pesadelo na Cozinha » (em francês : « Cauchemar en cuisine »), exibido pela Band, que visa ajudar restaurantes à beira da falência a se recuperar. Desde 2019, ele começou a postar vídeos em sua canal no YouTube, onde apresenta a preparação de receitas na cozinha de seu restaurante Président, com a participação de seus funcionários.

Biografia

Érick nasceu em 1964, em Saint-Amand-Montrond, uma cidade francesa na região administrativa do Centro, no departamento do Cher. Com quatro anos de idade, ele se mudou para Dun-sur-Auron, uma pequena cidade tradicional do departamento do Cher, localizada no centro da França perto do vale do Loire, uma região vinícola e também dos castelos onde os reis viveram. Essa região tem algumas especialidades gastronômicas, mas não é um lugar de destaque da culinária francesa. Por essa razão, Érick, depois de frequentar a Escola Hoteleira Saint Amand Montrond, decidiu deixar sua cidade natal para Paris – capital dos grandes restaurantes e onde os maiores chefs trabalham.

Na vida pessoal, Erick é casado com Rosangela Menezes desde 2015. Depois do casamento, eles têm gêmeos: Antoine e Elise Jacquin.

Carreira

Na França

Em Paris, Jacquin começou a trabalhar com Alain Morel, no restaurante Chardenoux, depois com Gérard Faucher, Philippe Groult, Roland Magne – « Mestre Cozinheiro da França » e também no Restaurant « Le Toit de Passy », todos restaurantes com estrelas Michelin.

Erick também trabalhou com Henri Charvet – « Mestre Cozinheiro da França » e dono do restaurante « Le Comte de Gascogne », que lhe deu a responsabilidade da cozinha do restaurante especializado em « Foie Gras » com toques de aromas da Provença.

Depois de seis anos de trabalho, ele obteve sua primeira estrela Michelin em 1995.

No Brasil

Erick Jacquin cuisineÉrick Jacquin aceita se juntar a São Paulo para comandar a cozinha do restaurante « Le Coq Hardy », onde fica por 4 anos e ganha o respeito do público e da crítica especializada.

Nos últimos 5 anos, à frente da cozinha do « Café Antique », ele se estabeleceu definitivamente como um dos grandes chefs de cozinha em atividade no Brasil, recebendo várias vezes o título de Chef do Ano.

Érick é então responsável, como consultor, pelos menus do « Vin Bistrot », do « Buffet Infantil Billy Willy » e de « L’Ami Bistrô », no bairro de Itaim em São Paulo.

Sem surpresa, Érick faz cozinha francesa!

Prêmios e títulos

Em 9 de dezembro de 1998, data em que Érick tinha 34 anos, ele recebeu um presente muito especial: ele foi o primeiro chef em ação na América do Sul a ser reconhecido e nomeado « Mestre Cozinheiro da França » – a maior distinção da gastronomia francesa. Ele se junta a ordem dos membros dos Mestres Cozinheiros da França (MCF) oficialmente em 19 de janeiro de 1999.

Em outubro de 2014, Damien Loras, cônsul-geral da França em São Paulo, entregou a Legião de Honra a Erick Jacquin para distinguir um dos representantes franceses mais famosos no Brasil. Há mais de 20 anos, Erick Jacquin se dedica a apresentar o melhor da gastronomia francesa no Brasil.

Restaurantes atuais