Biografia
Érick nasceu em 1964, em Saint-Amand-Montrond, uma cidade francesa na região administrativa do Centro, no departamento do Cher. Com quatro anos de idade, ele se mudou para Dun-sur-Auron, uma pequena cidade tradicional do departamento do Cher, localizada no centro da França perto do vale do Loire, uma região vinícola e também dos castelos onde os reis viveram. Essa região tem algumas especialidades gastronômicas, mas não é um lugar de destaque da culinária francesa. Por essa razão, Érick, depois de frequentar a Escola Hoteleira Saint Amand Montrond, decidiu deixar sua cidade natal para Paris – capital dos grandes restaurantes e onde os maiores chefs trabalham.
Na vida pessoal, Erick é casado com Rosangela Menezes desde 2015. Depois do casamento, eles têm gêmeos: Antoine e Elise Jacquin.
Carreira
Na França
Em Paris, Jacquin começou a trabalhar com Alain Morel, no restaurante Chardenoux, depois com Gérard Faucher, Philippe Groult, Roland Magne – “Mestre Cozinheiro da França” e também no Restaurant “Le Toit de Passy”, todos restaurantes com estrelas Michelin.
Erick também trabalhou com Henri Charvet – “Mestre Cozinheiro da França” e dono do restaurante “Le Comte de Gascogne”, que lhe deu a responsabilidade da cozinha do restaurante especializado em “Foie Gras” com toques de aromas da Provença.
Depois de seis anos de trabalho, ele obteve sua primeira estrela Michelin em 1995.
No Brasil
Nos últimos 5 anos, à frente da cozinha do “Café Antique”, ele se estabeleceu definitivamente como um dos grandes chefs de cozinha em atividade no Brasil, recebendo várias vezes o título de Chef do Ano.
Érick é então responsável, como consultor, pelos menus do “Vin Bistrot”, do “Buffet Infantil Billy Willy” e de “L’Ami Bistrô”, no bairro de Itaim em São Paulo.
Sem surpresa, Érick faz cozinha francesa!
Prêmios e títulos
Em 9 de dezembro de 1998, data em que Érick tinha 34 anos, ele recebeu um presente muito especial: ele foi o primeiro chef em ação na América do Sul a ser reconhecido e nomeado “Mestre Cozinheiro da França” – a maior distinção da gastronomia francesa. Ele se junta a ordem dos membros dos Mestres Cozinheiros da França (MCF) oficialmente em 19 de janeiro de 1999.
Em outubro de 2014, Damien Loras, cônsul-geral da França em São Paulo, entregou a Legião de Honra a Erick Jacquin para distinguir um dos representantes franceses mais famosos no Brasil. Há mais de 20 anos, Erick Jacquin se dedica a apresentar o melhor da gastronomia francesa no Brasil.
Restaurantes atuais
- Duke Bistrot – Campinas
- Le Bife – Carne – São-Paulo
- Tartar & Co
- La Brasserie de La Mer – Natal
- Président – São Paulo
- Ça-va – Brasserie – São Paulo
- Lvtetia – São Paulo